Tipos de uva: Malbec

  • malbec
    Categorias: Uvas

    Os vinhos da uva Malbec estão entre os preferidos dos brasileiros. Apesar de ser originária da região de Cahors, no sudoeste da França, esta uva ganhou destaque ao ser produzida na Argentina.

    Um dos principais fatores que fizeram com que a Malbec argentina ganhasse maior destaque são condições favoráveis do terroir argentino (o clima, o solo e o relevo da região). Assim, originou-se o excepcional desenvolvimento da uva Malbec na Argentina, principalmente na região de Mendoza.
    O vinho produzido com a uva Malbec tem coloração intensa, um tom escuro entre o vermelho e o violeta escuro. Ao ser envelhecido em barril de carvalho, o vinho passa a ficar mais estruturado e saboroso no paladar.

    Seu aroma pode variar de acordo com o terreno em que a uva foi produzida, porém geralmente apresenta toques de frutas vermelhas e ameixas maduras.

    Quanto aos vinhos Malbec argentinos, um dos diferenciais é a textura agradável na boca. Pois, devido ao cultivo da uva em altitudes elevadas, a intensidade de sabor e dos aromas aumenta e cria uma textura mais aveludada, mais saboroso.

    A uva malbec pode ser utilizada tanto para produzir vinhos de cortes (ou assemblage), que são vinhos elaborados com mais de uma variedade de uva; quanto vinhos varietais, que são feitos com apenas um tipo de uva (você pode ver a informação 100% Malbec), ou então com a predominância de uma variedade de uva, de acordo com o percentual mínimo exigido pela legislação de cada país.

    Clique aqui e confira em nossa loja a seleção especial de vinhos de diferentes variedades de uvas e escolha seu preferido.