Harmonização Feijoada

  • feijoada
    Categorias: Todas

    Todos estão acostumados a degustar uma bela feijoada, acompanhada de uma boa cerveja gelada ou a tradicional caipirinha. Mas o desafio agora é harmonizar com vinho.

    Vamos começar com as características do prato, primeiramente a feijoada tem presença, onde dois elementos se destacam: o sal e a gordura, presente nas carnes defumadas. Outra característica, que é um prato denso e viscoso e este é o segredo para escolher o vinho, com texturas similares à estes ingredientes.

    O ideal são os vinhos taninos, pois, tem a estrutura e a força semelhantes ao prato e também deve conter acidez. Os vinhos produzidos com as uvas Tannat, tem essas características presentes e os da uva Syrah que são menos taninos, porém tem a acidez e o frescor, com nuances de especiarias, que combinam com os cortes defumados e os temperos. Visite a nossa loja e escolha o seu vinho preferido, para harmonizar com esse prato tipicamente brasileiro.

    Vamos para a receita!

    Ingredientes:
    1 Kg de feijão preto
    100 g de carne seca
    70 g de orelha de porco
    70 g de rabo de porco
    70 g de pé de porco
    100 g de costelinha de porco
    50 g de lombo de porco
    100 g de paio
    150 g de linguiça portuguesa

    Temperos:
    2 cebolas grandes picadinhas
    1 maço de cebolinha verde picadinha
    3 folhas de louro
    6 dentes de alho
    Pimenta do reino a gosto
    1 ou 2 laranjas
    40 ml de de pinga
    Sal se precisar

    Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes, se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias.
    Coloque para cozinhar passo a passo: as carnes duras, em seguida as carnes moles.
    Quando estiver mole coloque o feijão, e retire as carnes.
    Finalmente tempere o feijão.

    Acompanhamentos:
    Couve, arroz branco, laranja, bistecas, farofa, quibebe de abóbora, baião de dois, bacon, torresmo, linguicinha e caldinho temperado – copinhos e o vinho escolhido.

    Bom apetite!